BEM-VINDO!!!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

As humilhações, o descaso, as variadas formas de maus-tratos sofridos por uma criança, são originados na maioria das vezes por pais despreparados, estressados e cheios de sentimentos negativos. O fato gerador de uma baixa autoestima, quer seja em adultos ou crianças, está diretamente relacionado à ausência de amor incondicional por parte dos pais.

O amor incondicional é um pré-requisito para que o ser humano ame a si mesmo. Mas o que é amor incondicional? Qual o sentido exato dessa expressão? Amar incondicionalmente é amar “apesar de”. É amar sem limites, sem condições, é gostar de alguém, não pelo que a pessoa produz ou faz, mas sim pelo que ela é. Amar incondicionalmente é transpor barreiras, é amar apesar dos defeitos e falhas.

Apesar de amarem muito os filhos alguns pais se acostumam a demonstrar esse amor somente quando os mesmos conseguem se sobressair em alguma atividade ou levar a cabo alguma tarefa. A demonstração do amor fica condicionada ao que a criança é capaz de realizar e não ao que ela é em sua individualidade. Essa forma de interagir, apesar de bastante comum, é profundamente nociva para a criança, que desde cedo passa a nutrir o sentimento de que seus pais só a amarão se obtiver bons resultados nas mais variadas áreas de sua vida.

Uma criança que recebe amor apenas de forma condicional, quando comete um fracasso ou um erro sentirá muita dificuldade de amar e apoiar a si mesma. Os sentimentos de inferioridade e a sensação de que não é amada, como um rolo compressor, acabarão
sufocando seu amor próprio e autoestima. 

Um bom exemplo disso pode ser evidenciado numa família onde existe dois filhos. Um é muito esforçado, trabalhador, bom aluno. O outro é bagunceiro, não gosta de estudar e sempre fica de recuperação. Nesse caso concreto é fundamental que os pais tenham
o cuidado de demonstrar para ambos que o amor devotado a eles continua igual, pois são amados pela condição de filhos. Isso, entretanto, não deve impedir os pais de chegarem junto ao filho bagunceiro e incentivá-lo a mudar de conduta, inclusive disciplinando-o se
necessário. Ao experimentar o amor incondicional de seus pais, o filho, com certeza, se sentirá encorajado e confiante para reagir e melhorar seu comportamento. 

Um exemplo clássico de amor incondicional está retratado nas sagradas escrituras, na história do filho pródigo.

“ Um homem tinha dois filhos. O mais novo deles disse ao pai: Pai, dá minha parte na herança. Ele repartiu os bens entre eles. Não muitos dias depois, o filho mais novo ajuntou tudo o que era seu e partiu para uma terra distante, e lá desperdiçou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter gastado tudo, houve naquele país uma grande fome; e ele começou a passar necessidade. Então ele foi e se empregou com um dos cidadãos daquela região, e este o mandou para seus campos para apascentar os porcos. Ele desejava fartar-se das bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Então caiu em si e disse: quantos empregados de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome! Eu me levantarei e irei até meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; não sou digno mais de ser chamado teu filho; trata-me como um de teus empregados. Levantou-se e foi até seu pai. Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu e cheio de compaixão, correu, o abraçou e o beijou. O filho disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse a seus servos: Trazei depressa a melhor roupa e vesti-o, ponde um anel em seu dedo e sandálias nos pés. Trazei também e matai o novilho gordo. Comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado. E começaram a alegrar-se”. Lucas 15: 11-24

É fundamental que os pais externem o amor que sentem pelos filhos seja qual for a situação.

 
PARA REFLETIR:

E VOCÊ, COMO ESTÁ TRATANDO SEU FILHO?
COM AMOR INCONDICIONAL? 
      REFLITA SOBRE ISSO. 
      
      Grande abraço,
      Leolina Cunha


Fonte: Maria Leolina Couto Cunha 
Especialista no Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.
Professora Universitária. Advogada. Diretora Presidente CELC.
Master Coach. Analista comportamental. 




0 comentários:

Postar um comentário

Ei!!!

Levante a cabeça! Não interessa o tamanho da dificuldade que está enfrentando, você não está sozinho. Deposita esse problema nas mãos do Senhor e ele vai dar o escape. Acalma seu coração, Deus irá transformar seu choro em riso. O Senhor é um especialista em converter derrotas em vitórias. Escute, nada está perdido. Deus te ama e está providenciando um grande milagre na sua vida.

Tome posse

Creia!!! O tempo da bênção está chegando! O milagre já foi liberado! O que Deus irá fazer na sua vida é bem maior do que tudo que você pensou, sentiu ou pediu! Aqueles que zombaram e falaram mal de você ficarão atônitos. Eles reconhecerão que foi a mão do Deus todo poderoso te fez prosperar. Deus tem algo profundo e muito especial contigo. Ele te ama. Tome posse da sua vitória!!!

Ei!!!

Deus está trabalhando a seu favor e em breve irá solucionar esse problema que para você parece impossível. Logo, aquiete seu coração, pois tudo irá ser resolvido em Cristo Jesus.

Creia!!!

Não importa quão grande seja o seu desafio, Deus tem o controle de tudo em suas poderosas mãos. Os sofrimentos que você atualmente está experimentando, não poderá ser comparado com a bênção que Deus está preparando para derramar sobre sua vida!

Ei!!!

Seja forte e corajoso. Não tenha medo nem desanime por causa do seu inimigo e do seu enorme exército, pois com você está um poder maior do que o que está com ele. (2 Crônicas 32:7)

Deus não te abandonará

Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine tudo que ele iniciou a fazer na sua vida.

1 Crônicas 28:20

Tecnologia do Blogger.

VISUALIZAÇÕES

TESTEMUNHO - Leolina Cunha

MAIS ACESSADAS

ARQUIVOS