BEM-VINDO!!!

terça-feira, 24 de junho de 2014



Todo ser humano gosta de ser útil e necessário no ambiente em que vive. A criança deve ser estimulada a ajudar no desempenho de alguma tarefa doméstica, pois isso fará com que se sinta valorizada e responsável.

Os pais, entretanto, devem buscar agir com paciência quando delegarem tarefas para seus filhos executarem. É importante deixar a criança completar em paz aquilo que foi incumbida de fazer. Ou seja, quando lavar um prato, ou colocar os copos na mesa, não deve ser repreendida ou humilhada caso demore em executar a tarefa que lhe foi confiada.

RYZEWSKI e BERETTA relatam um caso típico acerca do que acabamos de comentar:
“O novo dever de Jenifer é por a mesa. Na primeira vez a mãe lhe dá uma mão, mostra-lhe onde colocar os talheres, os pratos, os copos e os guardanapos. No outro dia as duas põem a mesa juntas, só para certificar-se de que Jenifer tem a idéia certa do que fazer. Até agora tudo bem. Mas no terceiro dia vai por a mesa sozinha. Ela joga os talheres ao lado de cada prato a esmo. Esquece de colocar a pimenta na mesa para seu pai. Coloca os guardanapos em cima dos pratos, ao invés de ao lado de cada prato como a sua mãe lhe ensinou. A mãe reclama: “A sua memória é do tamanho de um rabo de ovelha” . Vai até a mesa, passa por cima da coitada da Jenifer e põe a mesa da maneira correta. “ Pronto”, diz a mãe, “É assim que se faz”. Jenifer olha para sua mãe com os olhos cheios de lágrimas.”

São frequentes as cenas de abuso psicológico nessa área. Às vezes o adulto age com grosseria e sem nenhum tato, tomando a frente da criança ou do adolescente, que está se esforçando para desempenhar aquilo que foi pedido.

São comuns frases do tipo: “Largue logo isso, você só serve para atrapalhar. Deixe que eu faço, você não vai conseguir mesmo”. Ou “Você é lento demais, até uma lesma faz isso mais rápido”.

Devemos ter muito cuidado para não reproduzirmos atitudes como essas, pois tais práticas podem gerar sentimentos de incompetência e sensação de fracasso em nossos filhos.

Para Refletir: Você delega tarefas domésticas aos seus filhos? Tem paciência para ensinar os mesmos ou age com grosseria e falta de tato?
Fonte:
Maria Leolina Couto Cunha
Especialista na Área do Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes
Professora Universitária. Advogada. Master Coach. Analista Comportamental. 
Diretora Presidente CELC. Coordenadora Nacional CECOVI

Referência Bibliográfica:
RYZENWSKI, Luiz A., BERETTA, Mara Z., RYZENWSKI, Maria V. Filhos positivos – como motivar.

0 comentários:

Postar um comentário

Ei!!!

Levante a cabeça! Não interessa o tamanho da dificuldade que está enfrentando, você não está sozinho. Deposita esse problema nas mãos do Senhor e ele vai dar o escape. Acalma seu coração, Deus irá transformar seu choro em riso. O Senhor é um especialista em converter derrotas em vitórias. Escute, nada está perdido. Deus te ama e está providenciando um grande milagre na sua vida.

Tome posse

Creia!!! O tempo da bênção está chegando! O milagre já foi liberado! O que Deus irá fazer na sua vida é bem maior do que tudo que você pensou, sentiu ou pediu! Aqueles que zombaram e falaram mal de você ficarão atônitos. Eles reconhecerão que foi a mão do Deus todo poderoso te fez prosperar. Deus tem algo profundo e muito especial contigo. Ele te ama. Tome posse da sua vitória!!!

Ei!!!

Deus está trabalhando a seu favor e em breve irá solucionar esse problema que para você parece impossível. Logo, aquiete seu coração, pois tudo irá ser resolvido em Cristo Jesus.

Creia!!!

Não importa quão grande seja o seu desafio, Deus tem o controle de tudo em suas poderosas mãos. Os sofrimentos que você atualmente está experimentando, não poderá ser comparado com a bênção que Deus está preparando para derramar sobre sua vida!

Ei!!!

Seja forte e corajoso. Não tenha medo nem desanime por causa do seu inimigo e do seu enorme exército, pois com você está um poder maior do que o que está com ele. (2 Crônicas 32:7)

Deus não te abandonará

Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine tudo que ele iniciou a fazer na sua vida.

1 Crônicas 28:20

Tecnologia do Blogger.

VISUALIZAÇÕES

TESTEMUNHO - Leolina Cunha

MAIS ACESSADAS

ARQUIVOS