BEM-VINDO!!!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O cuidado na identificação das lesões é de suma importância. Além de observar o histórico de vida da criança e o comportamento de cada membro de sua família, faz-se necessário examinar se os hematomas, fraturas, cortes, arranhões, que ela trás consigo, são originários de práticas de maus-tratos ou provenientes de brincadeiras e acidentes provocados naturalmente.



Ao examinar o corpo da criança, três tipos de diagnóstico podem ser viabilizados:

1. Diagnóstico Externo: pode ser feito tanto por médicos, como por uma pessoa leiga.

Lesões Identificadas por Exame Externo:

Equimoses e hematomas múltiplos, localizados em várias partes do corpo, com diferentes formas e dimensões, podendo apresentar diferentes estágios de evolução em decorrência de terem sido causados em momentos diversos.
   Equimoses = manchas arroxeadas de menor gravidade.
   Hematomas = manchas e lesões provocadas por impactos fortes na pele, com rompimento de vasos sanguíneos e subsequente derramamento de sangue por baixo da mesma.
Ex: Equimoses com a forma de “marcas de dedos” nos braços e tórax, provocadas por movimentos bruscos e violentos.
Ex: Hematoma palpebral (olho arroxeado)

Caso concreto: Polícia prende casal acusado de matar filha. Apolícia prendeu anteontem um casal sob a acusação de ter matado a filha caçula, J. H. S. G., 2. Segundo a delegada Elizabete Ferreira Sato, o pai chegou em casa bêbado e deu um soco no olho direito de Jéssica porque a menina lhe pediu um pedaço de pão. A garota começou a chorar, o que teria deixado o pai mais nervoso ainda. Ele teria pegado a criança e a jogado contra a parede da geladeira. Jéssica teve traumatismo cranio-encefálico e morreu. (Folha de São Paulo, 03/02/1994, página 3).

Lacerações labiais com arrancamento do freio labial e/ou ferimento das gengivas, chegando inclusive a perda de dentes.

Ferimentos que deixam na pele a marca dos objetos que os produziu. Tipos de objetos mais comuns: vara, chicote, fio elétrico, corda, fivela, cinto, cabide, escova de cabelo, raquetes, barra de ferro, pedaço de pau, mãos, dedos, nós dos dedos, solado de chinelo ou sapato, colher, faca, garfo, etc.

Caso concreto: A menina A.S., recém-nascida de um mês, foi atingida por golpes de vassouras desferidos pelo próprio pai. C.A.C. atacou M.J.S., a mãe, durante discussão em que a mulher o criticava por estar namorando sua amante, V.S.S., na sua frente. São todos analfabetos, desempregados e alcoólatras, e vivem pelas ruas do centro do Rio. A criança atingida morreu na madrugada, mas somente pela manhã é que sua mãe constatou que A.S. estava sem vida, banhada em sangue. Durante todo o dia de ontem o corpo de A.S., coberto com uma manta encardida e em meio a quatro velas acesas por
mãos anônimas, foi velado por uma multidão de curiosos. (O Estado de São Paulo, 27/08/1986).

Ferimentos causados pelo uso de corda, fio ou corrente para prender mãos, pés ou pescoço.

Caso concreto: Garotos eram mantidos acorrentados pelo pai. Dois irmãos, de oito e nove anos, foram encontrados anteontem pela polícia de Guaianazes, zona leste de São Paulo, presos a correntes fechadas por cadeados. M.S.S., 8, R.S.S., 9, moram com a família. A mãe dos garotos disse aos policiais que o marido “é um pouco violento”. Segundo ela, seu marido costuma aplicar castigos físicos nos meninos e colocá-los ajoelhados sobre grãos de milho, além de amarrá-los. As crianças foram entregues à mãe.(Folha de São Paulo, 18/12/1993, página 3, caderno Cotidiano).

Presença de mordidas humanas ou equimoses circulares produzidas por sucção, localizadas geralmente nas bochechas, tórax, abdome, nádegas e coxas.

Atenção: Caso as mordidas e equimoses localizem-se em regiões como mamas ou parte interna das coxas, a hipótese de abuso sexual deve ser averiguada.

Ferimentos da mucosa oral provenientes da ação de obrigar a criança a comer à força, através da introdução brusca e violenta de colher na boca.

Ferimentos na cabeça causados por arrancamento de mechas de cabelo.

Orelha de boxeador ou orelha em couve-flor: Lesões recentes ou presença de deformidades na região externa das orelhas já cicatrizadas, provenientes de lacerações traumáticas da cartilagem.

Ferimentos produzidos por instrumentos perfuro cortantes (faca, punhal, espeto, etc) usados geralmente com requinte de perversidade, mas não com a finalidade de levar a morte.

Ferimentos em diferentes estágios de cicatrização que aparecem geralmente em grupo, provocados por espancamentos constantes.
 
Queimaduras:

Geralmente a queimadura acidental apresenta forma irregular devido a reação que temos de afastar o corpo imediatamente do instrumento causador do dano. Já as queimaduras provenientes de maus-tratos, além de profundas, são bem delineadas.

Tipos de queimaduras:

a) Queimadura em forma de luva: é produzida na mão ao ser mergulhada em líquido quente.
Ex: essa lesão é provocada, por exemplo, para corrigir crianças que foram pegas roubando alguma coisa, masturbando-se ou para obrigar crianças canhotas a usarem a mão direita.

b) Queimadura em forma de bota: produzida no pé ao ser mergulhado em líquido quente.
Ex: muitos pais usam esse tipo de maus-tratos como forma de obrigar os filhos a não saírem de casa.

c) Queimadura de cigarro: geralmente produzida em série e localizada em regiões do corpo que ficam escondidas e cobertas (genitais, nádegas, mamilos, sola dos pés, etc).

Caso concreto: M.M.S., de 9 anos de idade, foi atendida no posto de saúde municipal com queimaduras na perna provocadas pelo pai, J.E.S., com um pedaço de lenha em brasa. A aparente razão da agressão foi a briga entre os irmãos, impedindo-o de dormir, pois se encontrava cansado após brincar a segunda-feira de carnaval até a madrugada. Como antecedentes J.E.S. queimara, há tempos atrás, o lábio de outra filha, R.M.S. com cigarro. A mãe deu queixa no distrito policial e a criança foi submetida a exame no IML. (CRAMI, 04/03/1987).

d) Queimadura localizada na região genital e nádegas provocada por imersão em líquido quente.
Ex: geralmente esse tipo de maus-tratos é usado para disciplinar crianças que ainda não controlam o esfíncter e urinam ou defecam nas próprias roupas.

e) Queimaduras provocadas por líquidos quentes atirados propositadamente sobre a criança. Esse tipo de queimadura se caracteriza por atingir várias áreas do corpo, mantendo a mesma gravidade, atingindo geralmente a face e parte posterior do ombro.

Caso concreto: Faleceu na madrugada de sábado, no hospital Monumento, em São Paulo, o garoto E.S.D., de seis anos, vítima de queimaduras por todo o corpo, causadas por água fervendo que foi atirada sobre ele por sua mãe, que se dizia “tomada por um espírito mau”. O fato aconteceu há duas semanas, em Mogi das Cruzes. Segundo explicou o padrasto do menino, W.R., o garoto se encontrava no interior da casa, quando um “espírito baixou” em S.F.S.D., mãe de E.S.D.E. “obrigou-a a fazer tudo que ele mandasse”. O espírito mandou-a buscar água fria, esquentá-la, e ela foi aos poucos jogando sobre o garoto. “Nãotenho vergonha de contar isso, pois sei que sou inocente. Não sou louca não”, afirmou ao ser interrogada pelo delegado do Distrito Central de Mogi, que indiciou o casal em inquérito por lesão corporal dolosa. Agora, os dois terão que responder também por homicídio. Na polícia, o padrasto explicou que “o espírito que tomou o corpo de S.F.S.D. foi mandado pelo seu ex-marido que reside em Belo Horizonte, onde possui um centro espírita. Quando ela o abandonou e levou os filhos, ele prometeu vingança”. S.F.D.S. está grávida de três meses. É mãe de E.S.D. e de outro filho. Depois de haver conduzido o garoto queimado à Santa Casa de Misericórdia de Mogi, ela contou que não sabia de nada que havia feito. “Fiquei zonza e perdi os sentidos. Quando acordei, meu marido contou tudo e fiquei muito espantada. Comecei a chorar quando vi meu filhinho, internado no hospital”. (Correio Popular, 03/09/1986)

f) Queimaduras localizadas nas dobras de cotovelo, pescoço ou axilas devem levantar suspeitas de maus-tratos por serem áreas que dificilmente são queimadas acidentalmente.

g) Queimaduras que retratam as formas dos objetos que as produziu, como por exemplo: ferro elétrico, chapa de fogão, colher, faca, garfo, fundo de frigideira, tampa de panela, lâmpadas, etc.

Caso concreto: Z.O.C., de seis anos, foi torturada no Rio pelo seu padrasto, J.M.P., de 22 anos, que a queimou nas nádegas, coxas e pés, com um ferro de passar roupa. Na delegacia de polícia, ele explicou que a garota mexeu no despertador, fazendo com que perdesse a hora. Além de queimar a menina, colocou sal sobre os ferimentos “para arder bastante”. A mãe de Z.O.C. estava viajando e por isso ela buscou ajuda de uma vizinha que a levou ao posto policial. A garota depois de medicada foi entregue a uma unidade da Febem. (O Estado de São Paulo).

2. Diagnóstico Interno: de ordem mais complexa, somente pode ser feito por médicos, cujos conhecimentos especializados poderão identificar as lesões através de radiografias, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, etc.

Lesões Identificadas por Exame Interno Fraturas:

a) Fraturas de crânio: podem adquirir forma estrelada ou “em mapa mundi”.

b) Fraturas mal explicadas no nariz, rosto, braços, pernas, que, pela ausência de tratamento ortopédico correto, podem consolidar-se causando uma deformidade.

Caso concreto: Criança de 4 meses tem braços e nariz fraturados pelo próprio pai. Policiais do Posto de Comando Avançado 4 (Seis Bocas) prenderam na tarde de ontem o desocupado Geraldo Inácio da Silva minutos depois dele ter
agredido sua filha, a pequena R. I. C., de quatro meses, que teve os dois braços e o nariz quebrados e sofreu várias escoriações. Um dos obstáculos para fazer o flagrante do pai agressor, segundo o delegado Francisco Leite, é que a mãe da menina não compareceu à delegacia por medo ser presa devido às facadas que deu no marido. “Quando viu a filha com os braços e o nariz quebrados a mãe se desesperou e o feriu a golpes de faca nas  pernas”. Perguntado pelo motivo que o levou a agredir a criança, Geraldo Inácio limitou-se a afirmar que nada tinha a declarar. (Jornal Diário do Nordeste, 16/11/1995, página17).

c) Fraturas de costelas geralmente causadas por impactos violentos causados por chutes e arremesso do corpo sobre superfícies planas.

d) Fraturas de bacia, muito raras em crianças, geralmente decorrentes de impactos muito violentos.

3. Exame físico pós-morte ou exame necroscópico: só pode ser efetuado por médico legista. A obrigatoriedade desse último tipo de exame é imposta por lei (no art. 158, CPP) sempre que uma criança vier a óbito em decorrência de morte violenta ou suspeita (Ex: Quedas, acidentes automobilísticos, homicídios, envenenamentos, etc).

Roturas:

a) Roturas viscerais localizadas no fígado, baço, rim, intestino, etc, ocasionadas geralmente por socos e chutes na parede abdominal.

Caso concreto: Garoto é torturado pela mãe desde 8 anos. “Desejo boa sorte pra ela, mas não quero ver nunca mais”. A frase, de um garoto de 15 anos para sua mãe, pode parecer cruel, mas só pra quem não conhece a história de Osmar. Desde os 8 anos, Osmar é torturado por sua mãe, Maria Aparecida, presa desde o ano passado por maus-tratos ao filho. Maria Aparecida cravou uma chave de fenda do céu da boca de Osmar, cortou sua orelha esquerda, arrancou parte de seus dentes com alicate e, de tanto chutar seu estômago, o intestino de Osmar rompeu-se. Motivo de tanta violência: Osmar se parece com uma meia-irmã, filha de seu pai fora do casamento com Maria Aparecida. Os outros três irmãos, que não se parecem com a meia-irmã, nunca foram molestados ou torturados por Maria Aparecida. (Folha de São Paulo, 09/12/1995, página 03).

Fique em Estado de Alerta Quando Presenciar:

@ Fratura nos dois ombros em crianças abaixo de 7 anos.
     Ex: Sacudir a criança violentamente segurando a mesma pelos braços
@ Lesões incompatíveis com a idade da criança.
     Ex: Fraturas e quedas em bebês que ainda não andam
@ Fratura de crânio bilateral
     Ex: Criança jogada contra a parede ou espancada várias vezes
@ Lesões no rosto com fratura do maxilar
     Ex: Podem acontecer em decorrência de tapas ou socos
@ Múltiplas Lesões ou fraturas em diferentes estágios de cicatrização.
Uma injustificável demora na busca de atendimento médico para a criança.

Fonte:
Maria Leolina Couto Cunha
Especialista na Área do Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes
Professora Universitária. Advogada. Master Coach. Analista Comportamental.

0 comentários:

Postar um comentário

Ei!!!

Levante a cabeça! Não interessa o tamanho da dificuldade que está enfrentando, você não está sozinho. Deposita esse problema nas mãos do Senhor e ele vai dar o escape. Acalma seu coração, Deus irá transformar seu choro em riso. O Senhor é um especialista em converter derrotas em vitórias. Escute, nada está perdido. Deus te ama e está providenciando um grande milagre na sua vida.

Tome posse

Creia!!! O tempo da bênção está chegando! O milagre já foi liberado! O que Deus irá fazer na sua vida é bem maior do que tudo que você pensou, sentiu ou pediu! Aqueles que zombaram e falaram mal de você ficarão atônitos. Eles reconhecerão que foi a mão do Deus todo poderoso te fez prosperar. Deus tem algo profundo e muito especial contigo. Ele te ama. Tome posse da sua vitória!!!

Ei!!!

Deus está trabalhando a seu favor e em breve irá solucionar esse problema que para você parece impossível. Logo, aquiete seu coração, pois tudo irá ser resolvido em Cristo Jesus.

Creia!!!

Não importa quão grande seja o seu desafio, Deus tem o controle de tudo em suas poderosas mãos. Os sofrimentos que você atualmente está experimentando, não poderá ser comparado com a bênção que Deus está preparando para derramar sobre sua vida!

Ei!!!

Seja forte e corajoso. Não tenha medo nem desanime por causa do seu inimigo e do seu enorme exército, pois com você está um poder maior do que o que está com ele. (2 Crônicas 32:7)

Deus não te abandonará

Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine tudo que ele iniciou a fazer na sua vida.

1 Crônicas 28:20

Tecnologia do Blogger.

VISUALIZAÇÕES

TESTEMUNHO - Leolina Cunha

MAIS ACESSADAS

ARQUIVOS