BEM-VINDO!!!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Poder tomar decisões faz parte do desenvolvimento do ser humano. Quanto mais chances nossos filhos têm de exercer seu poder de escolha mais eles se tornarão independentes e maduros.

Embora muitas vezes as crianças e os adolescentes ainda não estejam preparados para governar seus próprios destinos, é fundamental que os pais incentivem suas capacidades de escolha. O hábito de realizar escolhas gera autoconfiança e isso se refletirá positivamente na fase adulta, fazendo com que as decisões sejam tomadas com maior facilidade e segurança.

Os pais podem começar a delegar o poder de decisão a seus filhos em pequenas doses até sentir que já estão maduros para arcar com responsabilidades maiores.

Veja a sequência de exemplos abaixo:
Criança de três anos de idade:
- Filho, você gostaria de tomar seu leite com nescau ou farinha láctea ?
Criança de sete anos:
- Carlinhos, vou deixar suas cinco melhores camisas de sair em cima da cama, escolha qual a que você quer usar para ir a igreja?
Adolescente de quinze anos:
- Ana Cláudia, vou dar R$ 250,00 reais de presente de natal para você. Vá e compre algo que goste.

Fazer parte no processo de escolha da própria vida é fundamental. Conheci uma família onde a criação dos filhos era extremamente castradora. Eles tinham três filhos. Dois homens e uma mulher. A menina morava perto da minha casa e costumávamos brincar juntas em minha infância. O tempo foi passando e nós fomos crescendo. Aumentou também a repressão dos pais sobre minha pobre amiga, que chamarei aqui de Maria. Ela só tinha permissão de sair de casa para escola. Não tinha amigos nem vida social. Aos vinte anos Maria estava tão sufocada que um dia amanheceu lavando as mãos compulsivamente e em meio a uma crise de nervos teve que ser internada em um hospício para doentes mentais. 
Hoje, já com quase quarenta anos, Maria ainda mora com seus pais. Não casou, não se formou, não teve chance de errar, nem de acertar, nunca correu riscos, não amadureceu, vive em uma redoma protegida pelos pais e entorpecida por remédios receitados por seu psiquiatra.

Para Refletir:
Você tem deixado seus filhos exercerem, em algum grau, o poder de tomarem suas próprias decisões?

Fonte:
Maria Leolina Couto Cunha
Especialista na Área do Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes
Professora Universitária. Advogada. Master Coach. Analista Comportamental.



0 comentários:

Postar um comentário

Ei!!!

Levante a cabeça! Não interessa o tamanho da dificuldade que está enfrentando, você não está sozinho. Deposita esse problema nas mãos do Senhor e ele vai dar o escape. Acalma seu coração, Deus irá transformar seu choro em riso. O Senhor é um especialista em converter derrotas em vitórias. Escute, nada está perdido. Deus te ama e está providenciando um grande milagre na sua vida.

Tome posse

Creia!!! O tempo da bênção está chegando! O milagre já foi liberado! O que Deus irá fazer na sua vida é bem maior do que tudo que você pensou, sentiu ou pediu! Aqueles que zombaram e falaram mal de você ficarão atônitos. Eles reconhecerão que foi a mão do Deus todo poderoso te fez prosperar. Deus tem algo profundo e muito especial contigo. Ele te ama. Tome posse da sua vitória!!!

Ei!!!

Deus está trabalhando a seu favor e em breve irá solucionar esse problema que para você parece impossível. Logo, aquiete seu coração, pois tudo irá ser resolvido em Cristo Jesus.

Creia!!!

Não importa quão grande seja o seu desafio, Deus tem o controle de tudo em suas poderosas mãos. Os sofrimentos que você atualmente está experimentando, não poderá ser comparado com a bênção que Deus está preparando para derramar sobre sua vida!

Ei!!!

Seja forte e corajoso. Não tenha medo nem desanime por causa do seu inimigo e do seu enorme exército, pois com você está um poder maior do que o que está com ele. (2 Crônicas 32:7)

Deus não te abandonará

Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine tudo que ele iniciou a fazer na sua vida.

1 Crônicas 28:20

Tecnologia do Blogger.

VISUALIZAÇÕES

TESTEMUNHO - Leolina Cunha

MAIS ACESSADAS

ARQUIVOS