BEM-VINDO!!!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Os limites são importantes na vida da criança e do adolescente.

Às vezes os pais não mantêm um padrão justo na forma de disciplinamento dos filhos, gerando mais confusão e angústia do que segurança e estabilidade.

Podemos exemplificar isso quando observamos pais que quando estão de bom humor, adotam uma atitude permissiva e condescendente em relação aos filhos e quando ficam contrariados, descarregam toda sua frustração e agressividade em cima deles, como se fossem um saco de pancadas.

Quando isso acontece, a criança e o adolescente ficam sem terra firme para pisar, perdendo a noção do que é certo e do que é errado, já que em muitas ocasiões, pelo mesmo comportamento, são repreendidos e em outras os pais simplesmente não ligam para seu comportamento anteriormente castigado.

Outro fato interessante é que, à primeira vista, as crianças e adolescentes parecem não desejar a demarcação de limites em suas vidas, entretanto, quando paramos para analisar mais detalhadamente constatamos que, tratando-se de limites justos e aplicados com coerência, eles são bem recebidos. Isso acontece porque os filhos percebem, com íntima satisfação, que seus pais impõem certas regras motivados pela preocupação que sentem pelo bem estar deles.

DRESCHER (1997), relata a história de uma adolescente de uma família permissiva:
“Uma mocinha de 17 anos achava difícil acreditar que Deus a amava, porque não podia mais confiar no amor humano. Certo dia na casa de uma amiga, ela viu a mãe beijar a filha e dizer: “Olhe, querida, espero que esteja de volta às 11 horas. Não se atrase. Vou ficar esperando você.” Como se recebesse uma facada no coração, ela ficou imaginando por que sua mãe nunca parecia se importar onde ela estava ou quando iria voltar para casa. Para descobrir se a família realmente se interessava por ela, resolveu ficar fora de casa até tarde, a ponto que eles se preocupassem com seu bem-estar e talvez até chamassem a polícia. A jovem foi a um espetáculo noturno. Depois foi para uma estação de ônibus e encolheu-se num banco, cansada e desejando ansiosamente estar na cama. Quase de manhã finalmente chegou em casa, fazendo bastante barulho na esperança de que alguém ouvisse. Ninguém perguntou quem era. Ninguém deu atenção. Na hora do café ninguém perguntou onde estivera a noite inteira. Ela tinha a sua resposta! Com essa mágoa profunda no coração estava se arrastando pela vida.”

Não existe dor maior do que sentir a indiferença por parte daqueles que mais amamos. Às vezes, devido o ativismo do mundo moderno, os pais fazem a opção de liberar totalmente o controle que deveriam ter sobre seus filhos. Tal postura, longe de causar alegria às crianças e adolescentes, transmitirá uma sensação de desamparo e profunda insegurança, onde pensarão que não são amados, pois raciocinam: quem ama cuida.

Para Refletir:
Você tem dado limites para seu filho? 
Sabe quem são suas amizades? 
Acompanha de perto sua vida social? Ou para evitar desgastes, apenas se limita a pagar as contar, deixando-o a própria sorte?

Fonte:
Maria Leolina Couto Cunha
Especialista na Área do Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes
Professora Universitária. Advogada. Master Coach. Analista Comportamental.

Referência Bibliográfica:
DRESCHER, John M. 1997. Sete Necessidades Básicas da Criança. Editora Mundo Cristão. São Paulo – SP.


0 comentários:

Postar um comentário

Ei!!!

Levante a cabeça! Não interessa o tamanho da dificuldade que está enfrentando, você não está sozinho. Deposita esse problema nas mãos do Senhor e ele vai dar o escape. Acalma seu coração, Deus irá transformar seu choro em riso. O Senhor é um especialista em converter derrotas em vitórias. Escute, nada está perdido. Deus te ama e está providenciando um grande milagre na sua vida.

Tome posse

Creia!!! O tempo da bênção está chegando! O milagre já foi liberado! O que Deus irá fazer na sua vida é bem maior do que tudo que você pensou, sentiu ou pediu! Aqueles que zombaram e falaram mal de você ficarão atônitos. Eles reconhecerão que foi a mão do Deus todo poderoso te fez prosperar. Deus tem algo profundo e muito especial contigo. Ele te ama. Tome posse da sua vitória!!!

Ei!!!

Deus está trabalhando a seu favor e em breve irá solucionar esse problema que para você parece impossível. Logo, aquiete seu coração, pois tudo irá ser resolvido em Cristo Jesus.

Creia!!!

Não importa quão grande seja o seu desafio, Deus tem o controle de tudo em suas poderosas mãos. Os sofrimentos que você atualmente está experimentando, não poderá ser comparado com a bênção que Deus está preparando para derramar sobre sua vida!

Ei!!!

Seja forte e corajoso. Não tenha medo nem desanime por causa do seu inimigo e do seu enorme exército, pois com você está um poder maior do que o que está com ele. (2 Crônicas 32:7)

Deus não te abandonará

Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine tudo que ele iniciou a fazer na sua vida.

1 Crônicas 28:20

Tecnologia do Blogger.

VISUALIZAÇÕES

TESTEMUNHO - Leolina Cunha

MAIS ACESSADAS

ARQUIVOS